terça-feira, 27 de março de 2012

TRABALHO COM HQS

Um simples trabalho em equipe desenvolve várias competências:
     - Desenvolve a cooperação;
     - Estimula o respeito pelo outro;
     - Auxilia no relacionamento entre os alunos.
    - Capacita o aluno na tomada de decisões. " Vou ficar em tal equipe", "Vou fazer isso", " Eu colaboro com isso" e etc.
    - Estimula-o a estar na liderança, ou seja, a frente do trabalho, decidindo o que cada membro vai fazer e   etc.
 Sem falar que o trabalho em equipe, é muito mais gostoso, o aluno se envolve com facilidade, quer ganhar importância diante dos outros alunos que de certa forma avalia, quer receber elogios do mestre e assim o trabalho se torna mais proveitoso e o aprendizado mais significativo,
As fotografias que seguem abaixo faz parte de uma montagem de cartazes com HQs - durante a aula de Artes - para colocar no painel de leitura da sala. Depois do trabalho, cada membro das equipes apresentaram as HQS dos cartazes, com belíssimas leituras interpretativas.




sexta-feira, 23 de março de 2012

atividade - escravidão


Escola: ________________________________________________________
Aluno(a) ---------------------------------------------------------------- nº ---------
Professora: Ana Cássia

1) Complete os espaços em branco de acordo com as características:
casa grande    -  senzala   - casa de engenho   -  os canaviais   -     capela.

a) Onde se encontravam os aparelhos destinados ao fábrica de açúcar:-------------------------------------
b) Morava o proprietário do Engenho e sua família. Nelas também podiam viver parentes e amigos que eram chamados de agregados: -----------------------------------------------------------------------------
c) Viviam os escravos, com pouca higiene, acorrentados para evitar fugas: ------------------------------
d) Lugar onde eram feitas as missas, festas religiosas dos santos: ------------------------------------------
A cana era colhida e transportada até os engenhos: --------------------------------------------------------

2) Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   )  A escravidão vem desde os tempos antigos de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores.
(   ) No Brasil assim como nas cidades antigas de Roma e Grécia os escravos eram bem tratados e tinham maior chance de comprar sua liberdade.
(   )  No  Brasil a escravidão teve início  com a produção  de açúcar na primeira metade do século XVI. os escravos eram utilizados para trabalhar nos engenhos de açúcar.

3) Como os escravos podiam se tornar livres?
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4) Como os escravos eram tratados nas minas de ouro e fazendas de açúcar?
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5) Porque o açúcar era um produto importante no período colonial?
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6) O que eram os engenhos?
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7) Antes da abolição dos escravos em 13 de maio de 1889, algumas leis foram  “estabelecidas” na tentativa de diminuir a escravidão  no Brasil. Neste caso, responda a que se referia a cada uma das leis abaixo:
a) Lei Eusébio de Queiroz: (1850) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Lei dos Sexagenários (1871) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Lei do ventre Livre (1885) -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




PLANO DE AULA - TEMPO E HISTÓRIA


CONTEÚDO:

Tempo e História

OBJETIVOS:

·         Perceber que o passado pode ser analisado por meio do estudo de história.
·         Identificar a  relação entre tempo e história.
·         Perceber que entre os povos antigos não havia importância em registrar o tempo de maneira exata.

METODOLOGIA:

Aula expositiva do tema.
 Confecção da linha do tempo da vida de cada aluno.
Comparação de fotografias antigas com fotografias atuais observando as mudanças de alguns elementos.
Amostra de calendários de países, cujo tempo é contado diferente do nosso.

MATERIAL

Livro didático;
Cartolina;
Calendários de outros países.
Quadro-branco e pincel.

AVALIAÇÃO:
Avaliaremos os alunos através:
 Dos gestos e olhares atenciosos na hora da aula;
No momento da confecção da linha do tempo;
Através de perguntas;
Com atividades para verificar o aprendizado da aula.


TRABALHO DIRIGIDO – HISTÓRIA – 5º ANO
NOME: _______________________________________________
ESCOLA:
PROFESSORA: ___________________ DATA: ____/___/______
TEMPO E HISTÓRIA

1    1)   Escreva nos quadros abaixo tudo o que vem a sua mente quando você ouve a palavra tempo
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2)   Você já deve ter ouvido falar a seguinte expressão “o tempo não para”. De que maneiras é possível perceber a passagem do tempo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)   Como se pode medir a passagem do tempo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)   Identifique  e circule nas frases abaixo quais são as medidas de tempo.

a)     A televisão chegou ao Brasil no final da década de 1940.
b)   A luta dos povos indígenas em defesa de suas terras vem ocorrendo desde a chegada dos portugueses, no século XVI.
c)    A lâmpada elétrica foi uma das mais importantes invenções do segundo milênio.

5)    Sublinhe nos trechos a seguir a data em que cada um dos fatos ocorreu.

a) No dia 13 de maio de 1988, foi assinada a lei Áurea que determinou a abolição da escravidão no Brasil.

b) A primeira emissora de televisão do Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, e se chamava TV Tupi.

c) No dia 18 de junho de 1908, chegou a cidade de Santos, o navio Kasato Maru. Nesse navio, vieram os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.


Década é o período correspondente a dez anos, ou seja, é o agrupamento do tempo de dez em dez anos.


6)      Observe o quadro a seguir e complete os espaços em branco, de acordo com cada década.

Década
Corresponde aos anos
1900
De 1901 a 1910
1910

1920

1930
De 1931 a 1940
1940

1950

1960
De 1961 a 1970
1970

1980

1990
De 1991 a 2000


Século é o período que corresponde a 100 anos



7)   Complete o quadro dos anos de acordo com o século correspondente.

Século
Corresponde aos anos
I
De 1 a 100
II

III
De 2001 a 300
IV

V

VI
De 501 a 600
VII

VIII

IX
De 801 a 900
X

XI

XII

XIII
De 1201 a 1300
XIV

XVI

XVII

XVIII

XIX
De 1901 a 1900
XX

XXI



domingo, 18 de março de 2012

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



O PREÇO DE UM CHEIRO

            Um camponês foi à cidade vender seus produtos. Ao regressar, parou em uma pousada para descansar.
            __ O que deseja? Perguntou o dono solícito?
            __ Um pouco de pão e vinho, por favor.
            Enquanto o dono atendia o seu pedido, o camponês passou a observar o local. Havia no fogo uma carne que exalava um aroma irresistível. Ele ficou com vontade de saborear o assado, mas não tinha tanto dinheiro...
            Depois de um momento o dono da pousada voltou para trazer-lhe o pão e o vinho. O camponês bebeu o vinho, mas os seus olhos não se desviava da carne suculenta. De repente, ele teve uma idéia: colocar o pão no vapor que subia do assado, para umidecê-lo. No momento em que ia experimentar o pão, foi interrompido pelo grito:
            __ Você se acha muito esperto não é? – disse o dono, zangado. – Terá de me pagar por isto também!
            __ eu não lhe devo nada além do pão e do vinho – disse o camponês surpreso.
            __ E o cheiro da carne, não custa? Retrucou o dono zangado.
            __ O cheiro da carne? - repetiu o  camponês, espantado – Mas isso não custa nada!
            __ Como não custa nada? - Tudo o que existe aqui é meu, inclusive o cheiro do assado!
            A discursão chamou a atenção de um freguês.
            __ Quanto você quer pelo cheiro do assado?
            __ Cinco moedas! - disse o dono, satisfeito.
            __ Tenha dó! – exclamou o camponês, tirando o dinheiro do bolso. – Isso é tudo que eu ganhei por um dia de trabalho...
            O freguês pegou a moeda do camponês e sacudiu – as diante de todos.
            __ Ouviu isso? – Pronto, já está pago.
            __ Como assim, já está pago? – admirou-se o dono.
            __ Por acaso este pobre camponês comeu a carne? Não, apenas ele sentiu o cheiro do assado. Para pagar pelo cheiro do assado, basta o som das moedas!
            Diante da risada geral, o dono da pousada ficou sem razão e concordou em não cobrar do camponês. E pior: ainda fez papel de bobo.

Conto Popular


INTERPRETANDO O TEXTO

1) Qual o nome do texto?
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2) Assinale a frase que apresenta o mesmo sentido de: “ A carne exalava um aroma irresistível”
a) (  ) A carne exalava um odor agradável a que não se podia resistir.
b) (  ) A carne liberava um odor insuportável.
c) (  ) A carne liberava um cheiro estranho.
d) (  ) A carne não liberava cheiro algum.

3) Pesquise no dicionário todos significado da palavra odor.
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4) Escolha dois dos significados que você pesquisou e faça uma frase com cada um deles.
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5) Numere os fatos na ordem que aconteceram no texto:
(  ) O dono da pousada cobra pelo cheiro de carne e o camponês se recusa a pagá-lo.
(  ) O camponês coloca o pão no vapor que sobe da carne.
(  ) Um freguês ouve a conversa entre os dois homens e sacode as moedas do camponês.
(  ) O freguês explica que o camponês pode pagar o cheiro com o barulho das moedas.
( ) Um camponês para em uma pousada e pede vinho e pão e sente cheiro de carne assada.

6) Marque um X na frase que mostra a característica correta da personagem de acordo com o texto:
a) (  ) O dono da pousada era um amigão.
b) (  ) O camponês era pobre.
c) (  ) O freguês era um homem ruim.
d) (  ) O camponês era egoísta.

7) Em sua opinião, porque o dono da pousada ficou sem razão, depois da atitude do freguês?
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HISTÓRIA - ATIVIDADE SOBRE OS ESCRAVOS


- O texto abaixo é um tratado feito por escravos rebeldes ao Senhor Manuel da Silva Ferreira seu proprietário.

            “Meu senhor , nós queremos paz e não queremos guerra: se meu senhor também quiser nossa paz há de ser nessa conformidade, se quiser estar pelo que nós quisermos, a saber:
            Em cada semana nós há de dar os  dias de sexta-feira e de sábado para trabalharmos para nós, não tirando um destes por causa de dia santo.
            Para podermos viver nos há de dar rede, tarrafas e canoas.[...]
            Os atuais feitores nós não os queremos, faça eleição de outros com a nossa aprovaçã. [...]
            Poderemos plantar nosso arroz onde quisermos, e em qual1quer brejo, sem que para isso peçamos licença, e poderemos cada um tirar jacarandás ou qualquer pau sem darmos parte para isso.
            A estar por todos os artigos acima, e concedermos estar sempre de posse da ferramenta, estamos prontos para servimos como dantes, porque não queremos seguir os maus costumes dos maus engenhos.
            Poderemos brincar,  folgar, e cantar em todos os tempos que quisermos sem que nos impessa e nem seja preciso licença”.

(João José Reis e Eduardo Silva, Negociação e Conflito,pp. 123-124)


1) Responda as questões abaixo

a)      Quem são os autores do texto?
b)      Qual o nome do livro, em que é retratado o documento acima?
c)      Do que se trata esse documento?

2) Releia o texto escreva o que se pede.

a) Qual o objetivo dos escravos rebeldes?
b) Quais as reinvidicações materiais?
c) Quais as reivindicações culturais?

3) Pesquise sobre os objetos usados para castigar os escravos, cole figuras e descreva cada um deles: onde eram usados, para que serviam, por quanto tempo era usado e etc.

domingo, 11 de março de 2012

PLANO ANUAL DE ARTE


ARTE

v  OBJETIVOS

·        Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado, nas diversas culturas.
·        Valorizar e desenvolver habilidades artísticas e manual.
·        Recriar obras de artista e aproximá-las do mundo da arte.
·        Valorizar o espaço, usar a imaginação e a capacidade para a expressão plástica.
·        Apreciar a um trabalho artístico, a partir da observação de qualidades estéticas e conhecer seus conceitos.
·        Capacitar o aluno a produzir trabalhos com diferentes materiais.
·        Observar elementos que constituem um desenho respeitando posição e proporção.
·        Valorizar as formas de manifestações artísticas pré-histórica como meio de acesso e compreensão das origens das culturas.
·        Reconhecer e apreciar imagens de pinturas pré-históricas, reconhecendo a possibilidade de criar inspirado nelas.
·        Conhecer as origens da arte na pré-história

SEGUNDO OS PCNs

·        Expressar e comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
·        Desenvolver expressões e manifestações culturais como um dos meios mais eficazes de unidade nacional: cidadania.
·        Valorizar e estimular a espontaneidade que propicia construções de forma plástica e visuais em espaços diversos (biodimensionais, tridimensionai).
·        Reconhecer o contato das propriedades expressivas e construtivas de materiais, suportes e instrumentos, bem como técnica na produção de formas visuais.

v  METODOLOGIA

·        Leitura e releitura de obras de arte.
·        Exposições de obras de arte.
·        Estudos e pesquisas sobre artistas e suas obras.
·        Reprodução de obras de arte.
·        Produção de obras de artes feitas pelos alunos.
·        Produção de textos sobre as imagens apresentadas.
·        Apreciação de obras de artes.

v  AVALIAÇÃO

·        Através da participação nas atividades e pesquisas.
·        Da apresentação de trabalhos e da participação na exposição dos conteúdos.
·        Por meio das diversas produções manuais, visuais e corporais.
·        Através das criações e reproduções de obras de arte.
·        No desenvolvimento de textos usando imagens e através das releituras das obras apresentadas.
·        Do cumprimento das atividades e a assiduidade nas aulas.

v  CONTEÚDOS

·        Unidade 1:

1.      Cores primárias e secundárias
2.      Cores quentes e frias
3.      Conhecendo Tarsila do Amaral
4.      Principais obras de Tarsila do Amaral
5.      Detetive da Arte

·        Unidade 2:
     
1.      A arte na pré-história
2.      Um dia no Piauí
3.      Formas pré-histórica
4.      As pinturas das cavernas
5.      Reprodução de arte rupestre

·        Unidade 3:

1.      Técnica de pintura soprada
2.      Ponto gráfico e pontilhismo
3.      Colagem com afastamento
4.      Pintura em cerâmica
5.      Obras de arte com formas geométricas

·        Integrar a estas:
Datas comemorativas:

1. Carnaval
2. Páscoa
3. Dia do livro
4. Dia das mães
5. São João
6. Dia dos pais
7. Dia da bandeira
8. Dia das crianças
9. Natal